Nunca foi tão necessário falar sobre a importância da Gestão Comportamental nas empresas. Especialmente no momento em que vivemos, ela vem sendo um grande diferencial para muitos negócios.
Isso porque analisa o perfil de cada colaborador a partir de um novo olhar, respeitando suas individualidades.
Durante muitos anos, o capital humano foi desvalorizado nas empresas e os profissionais eram considerados componentes facilmente substituíveis para o negócio.
Esse pensamento foi mudando com o tempo, e a gestão comportamental faz parte dessa revolução.
O setor de Pessoas deixa de ser um setor de suporte para assumir um papel de protagonismo no sucesso da empresa.
A gestão comportamental possibilita uma definição de cargos mais precisa, além de propiciar um processo seletivo mais eficaz.
As necessidades do negócio são aliadas às principais características dos profissionais e isso cria uma relação que beneficia ambos os lados.
O perfil comportamental de cada profissional é usado como ponto de partida para a montagem de times mais fortes e adequados, com potencial produtivo otimizado e alinhado com os propósitos da empresa.
No que diz respeito a essa análise, os softwares de RH e Perfil Comportamental vem ganhando cada vez mais destaque em negócios de sucesso.
Gestão Comportamental
A Gestão Comportamental é uma análise minuciosa do perfil de cada colaborador.
Ela tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho e permitir que a empresa coloque a pessoa certa no lugar certo.
Quando você faz essa gestão do comportamento de forma eficiente, permite ao setor de Pessoas conhecer as características individuais do colaborador.
Isso auxilia para que ele seja colocado na função ideal para seu perfil.
Dessa forma, você evita aquilo que chamamos de turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários e melhora o clima organizacional.
Isso também aumenta o bem estar e produtividade, otimiza determinados investimentos, engaja sua equipe e fortalece a cultura da empresa.
A importância da gestão comportamental
Apenas o profissional que possui habilidades comportamentais consegue se adaptar a essa realidade e continuar engajado e produtivo.
Sendo assim, mais do que nunca é importante realizar a Gestão Comportamental na sua empresa.
Quanto mais os colaboradores são analisados de forma “360º”, ou seja, em sua individualidade, mais produtivos e motivados eles podem ser.
Investir em comportamento humano e conhecer os membros do seu time é fundamental para o sucesso de seu negócio.
Falar sobre competências e gestão de pessoas é necessário e requer a mudança de todo um modelo mental.
O que você precisa ter em mente é que precisa desenvolver habilidades comportamentais de sua equipe. E não apenas em momentos como o que vivemos, mas constantemente.
Afinal, as competências comportamentais são as principais habilidades que um profissional precisa ter.
Os perfis comportamentais
Agora você já sabe que a gestão comportamental se apoia, como o próprio nome indica, no comportamento das pessoas.
Todos nós somos seres subjetivos, únicos e sujeitos a mudanças de atitudes e pensamentos.
Contudo, algumas vertentes da gestão de pessoas desenvolveram formas de agrupar os indivíduos tendo como base determinados perfis comportamentais.
A metodologia que usamos por aqui é a DISC, através da ferramenta Profiler, que trabalha com quatro perfis: os comunicadores, executores, planejadores e analistas.
Cada um deles possui características marcantes, que mostram uma tendência de comportamento do indivíduo frente à determinadas situações.
A liderança na gestão comportamental
Para além de compreender o comportamento dos colaboradores, o setor de Pessoas também é responsável por preparar líderes e gestores a lidar com o comportamento de seus companheiros de equipe.
Afinal, de nada adianta compreender o perfil comportamental de cada membro e não saber o que fazer com essa informação.
Os líderes são inspirações. Suas histórias e atitudes são fonte de motivação para outras pessoas. Dessa forma, precisam agir como tais.
Por possuírem uma grande responsabilidade em relação à equipe, líderes e gestores devem evitar condutas negativas dentro do ambiente de trabalho. Afinal, suas atitudes estão diretamente relacionadas ao clima organizacional.
Competências técnicas e comportamentais
No mundo empresarial, as habilidades de cada pessoa estão diretamente relacionadas à sua empregabilidade.
Afinal, quanto mais conhecimento e know-how você possui, melhor preparado está para o mercado de trabalho.
Competências Técnicas
São relacionadas ao conhecimento adquirido através de formações acadêmicas e experiências profissionais, como por exemplo uma graduação, MBAs e cursos online.
As competências técnicas dizem respeito às habilidades desenvolvidas a partir de esforço pessoal, engajamento e comprometimento de cada pessoa.
Competências Comportamentais
Essas habilidades vêm ganhando uma força avassaladora entre profissionais da gestão de pessoas.
Nos últimos anos, as competências técnicas estão perdendo seu protagonismo e permitindo um maior destaque para essas habilidades comportamentais.
Elas, inclusive, são um pré-requisito para que os profissionais possam se manter competitivos no mercado.
As competências comportamentais não podem ser adquiridas em cursos, visto que estão relacionadas a atitudes e comportamentos de cada pessoa. Sendo assim, elas precisam ser desenvolvidas através de estímulos.
Aproveitando o questionamento, você já parou para analisar como está estimulando o desenvolvimento de seus colaboradores?
As tecnologias e o setor de RH
As novas tecnologias permitem um maior desenvolvimento da área de recursos humanos.
Analisar e reconhecer competências das pessoas e prever comportamentos nunca foi tão importante (e necessário). Sendo assim, os softwares de RH contribuem de forma grandiosa para o setor de gestão de pessoas.
Informações estratégicas
Os novos softwares permitem que a empresa colete e armazene informações importantes sobre seus colaboradores. Esses dados são de extrema importância para o desenvolvimento de novas estratégias e para os momentos de tomada de decisão.
Precipitação de comportamentos
Em função da possibilidade de armazenar dados individuais de cada membro da equipe, os softwares também possibilitam que a empresa antecipe determinados comportamentos.
Um exemplo: imagine que um determinado colaborador solicite o ajuste de seu salário todos os anos no mês de novembro.
Caso você possua um sistema de gestão comportamental, esse tipo de solicitação será armazenado à base de dados e você terá ciência desse padrão comportamental.
Centralização de informações
Armazenar dados e comportamentos em apenas um lugar facilita a vida de quem precisa buscar qualquer informação relativa à uma determinada pessoa.
Possuir uma base sólida de informações também mostra a todos os colaboradores a seriedade do setor de RH.
Avaliação de desempenho
Uma vez que você entende o comportamento de cada pessoa do seu time, fica mais fácil identificar sua produtividade, habilidades e dificuldades. Assim, é possível analisar a produtividade e desempenho dos colaboradores de forma mais precisa.
Atração de novos talentos
Uma empresa que consegue mapear as habilidades exigidas por cada cargo tem maior facilidade em encontrar candidatos adequados. Assim, possuir um software adequado permite um processo de recrutamento e seleção mais eficaz.
O equilíbrio é chave para o sucesso da gestão de pessoas. Ao compreender os perfis comportamentais dos colaboradores, fica muito mais fácil montar times mais sinérgicos e completos. As dificuldades de uns serão suplementadas pelas facilidades de outros e, juntos, serão mais eficientes em seus desafios.