Se você atua há mais de 5 meses em qualquer departamento de Recursos Humanos, deve ter tomado um susto.
Empresas que tinham suas rotinas de escritório, repentinamente, adotaram o “agora todo mundo pra casa” pelo bem da saúde dos colaboradores.
Como ninguém previa uma movimentação brusca como essa, poucas empresas estavam preparadas para isso.
Hoje, meses depois, novos desafios se acumularam à rotina do RH: “entender e administrar” essas mudanças que ninguém previu.
A lista é grande:
– Profissionais em casa sem estrutura para trabalho;
– A nova rotina “home office” para líderes e times;
– Ajudar gestores sem preparo a liderar e confiar em times à distância;
– Como fazer a medição de performance nesse modelo;
– Aprender a usar ferramentas de comunicação entre equipes que até então ninguém usava;
– Contratações (e desligamentos) à distância;
– Administrar um número cada vez maior de reuniões (e a produtividade delas);
– Controle e administração de horas extras para não se tornar algo oneroso para companhia;
– As várias mudanças nas Medidas Provisórias (MP) sobre demissões, novas formas de contratação, férias e afastamentos;
– Ajudar na gestão individualizada dos times, porque agora todo colaborador agora também é pai, mãe, marido, esposa, que precisa cuidar também da casa e da família dentro das mesmas 8h de trabalho;
– A saúde mental dos funcionários se tornou mais prioritário do que nunca devido ao estresse, ao burnout e às incertezas.
Como administrar tudo isso? Junto às rotinas diárias e operacionais do setor, e ainda se preparar para a “nova rotina” das empresas?
O RH está se tornando o setor mais estratégico das empresas. Por isso ele tem um papel fundamental sobre o bem estar dos funcionários e a nova expectativa das empresas para o cenário pós-Covid.