Criar uma conta no Facebook. Ou no Instagram. Desenvolver conteúdos legais e postar, três vezes por semana, quatro semanas por mês, doze meses por ano. Esse é o caminho mais comum trilhado pela maior parte das empresas que estão em busca do seu lugar na internet. Mas em que isso se traduz quando o assunto é geração de negócios? Para ser mais claro, como o Marketing Digital pode ajudar nas vendas da minha empresa?
Postar por postar, apenas para “ter presença”, não faz sentido. Foi-se o tempo em que uma empresa precisava estar em todas as redes, aliás, isso nunca foi recomendado. Assim como no marketing tradicional, aquele dos 4Ps do Jerome McCarthy e do Philip Kotler, o Marketing Digital começa pela definição de um objetivo. Portanto, pergunte-se:
Qual o meu objetivo no Marketing Digital?
As respostas podem ser várias. Tornar minha marca conhecida, aumentar a visibilidade do meu produto, estabelecer um relacionamento com meus clientes. As possibilidades são quase infinitas. Mas hoje nossa conversa vai se ater a um ponto específico, que está bem claro no título do conteúdo: como uma estratégia de Marketing Digital pode ajudar nas vendas da minha empresa?
Redes sociais: o caminho mais popular
Nos últimos anos e, principalmente nas últimas semanas, as redes sociais se popularizaram e passaram a fazer parte do cotidiano da população brasileira. E o bom empreendedor sabe: onde tem gente, tem oportunidade de negócio!
Facebook
Investir no Facebook costuma ser o primeiro passo das empresas no ambiente digital. Nada mais justo, afinal, estamos falando da rede social mais acessada do mundo. Nela você pode criar uma fanpage (como as páginas de empresas são chamadas) e começar a criar conteúdos para encontrar o seu público.
Alguns aspectos são importantes em sua atuação no Facebook:
– É necessário ter uma constância nas publicações, ou seja, ter um calendário de postagens para manter sua audiência abastecida de conteúdo.
– Conteúdos em vídeo e imagens ajudam a obter melhores resultados;
– Os textos de apoio precisam ser criativos e despertar a atenção da sua audiência;
– É fundamental ficar atento aos melhores horários (você pode obter isso acessando as Informações da sua página);
– Conteúdos evergreen (atemporais) são os mais indicados, dependendo, é claro, do tipo de negócio;
– Separar uma verba do orçamento de marketing para investir em conteúdos patrocinados fará toda a diferença;
– Lembre-se: você vai estar em uma rede SOCIAL. E por isso, deve socializar com seu público alvo, com um discurso adequado ao posicionamento da sua marca.
O Facebook oferece oportunidades para vários tipos de objetivo. Você pode levar seu público para um site, caso tenha um e-commerce ou esteja buscando divulgar mais o que sua empresa oferece; pode divulgar seus produtos e serviços para que as pessoas possam avaliar sua oferta; divulgar seu cardápio, suas promoções, captar contatos para montar uma base de emails, enfim, como já disse, tudo vai depender da sua meta.
Instagram
O Instagram é a rede social do momento para os negócios (o Tik Tok ainda precisa evoluir muito). E sua pegada mais visual tem atraído muitas empresas dos segmentos de moda, alimentação e turismo, principalmente. É um ótimo local para mostrar as novidades, as tendências, os destaques do seu negócio, mas sempre com uma atenção especial à estética dos posts. No Instagram, imagem é tudo!
Além do seu tradicional feed, o Instagram conta com os Stories, uma funcionalidade que também chegou ao Facebook, e permite a publicação de conteúdos mais dinâmicos, que ficam disponíveis 24 horas para a sua audiência. Pode ser bem bacana para trabalhar com promoções relâmpagos ou campanhas de expectativa, como o lançamento de uma novidade, por exemplo.
Assim como o Facebook, o Instagram também oferece a possibilidade de trabalhar com conteúdo patrocinado, para aumentar o alcance da sua postagem. Tanto no feed quanto nas Stories e os resultados, com certeza, vão ajudar nas vendas da sua empresa.
Dica extra: no Instagram, dê preferência as imagens sem muita interferência. Elas normalmente possuem um desempenho melhor que aquela “arte” cheia de elementos. Em alguns casos, nem a logomarca precisa estar presente.
Google: uma das melhores ferramentas para alavancar vendas
Responda com sinceridade: quando você quer saber um pouco mais sobre algum assunto, o que você faz? A maior parte das pessoas, “dá um Google”. Atualmente cerca de 95% das buscas feitas na internet são no Google. Para você ter uma ideia, isso significa algo em torno de 100 bilhões de pesquisas mensais. 100 bilhões de oportunidades de negócio para as empresas!
O raciocínio do Google é relativamente simples: ele quer encontrar a melhor resposta para a pergunta, ou para a pesquisa, feita pelo usuário. E para garantir isso ele analisa uma série de variáveis em seu site, que vão desde a velocidade de carregamento da página até o tempo que a pessoa passa visualizando seu conteúdo.
Para garantir um bom posicionamento no Google, você precisa utilizar SEO, que é um conjunto de técnicas de otimização para sites, e/ou investir na plataforma Google Ads, de anúncios no mecanismo de buscas.
A forma mais comum de anunciar no Google é a compra de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Mas ele oferece ainda opções como a Rede de Display (anúncios em sites parceiros do Google), no Gmail, no Youtube e o Google Shopping.
Inbound Marketing: saiba mais sobre o Marketing de Atração
O Inbound Marketing também tem sido muito utilizado para melhorar as vendas de inúmeras empresas em todo Brasil. Trata-se de uma forma sutil, diferenciada, de vender. Primeiro você oferece valor, educa e vai conduzindo seu potencial cliente no funil de vendas até que ele esteja preparado para a compra.
No inbound, trabalhamos muito com a criação de conteúdo, automação de marketing, ferramentas que ajudam sua empresa a escalar vendas e garantir um volume bem interessante de novos negócios. Se você deseja atrair clientes para o seu negócio, esse pode ser um bom caminho.
O Marketing Digital oferece oportunidades bem interessantes para melhorar as vendas da sua empresa com um investimento relativamente baixo. Isso graças ao alto poder de segmentação das ações e à facilidade de mensuração de resultados, que permite a correção rápida da sua estratégia, evitando desperdícios.
ATENÇÃO AOS PONTOS ABAIXO
– Identificar quem está interessado, quem precisa do seu produto/serviço, e criar a sua persona;
– Identificar onde essa pessoa está, onde vamos impacta-la com a nossa mensagem, quais redes ela frequenta;
– Como vamos ajudar essa pessoa a comprar da minha empresa, qual sua jornada de compra.