Vender pelo Instagram foi o caminho escolhido por milhares de empresas brasileiras neste período de pandemia. A rede social, que a cada dia ganha mais espaço na vida dos consumidores no país, é sim uma ferramenta muito eficiente na árdua tarefa de conectar as marcas e seus públicos.
São 69 milhões de usuários apenas no Brasil. E o número segue crescendo…
Qualquer pessoa com um pouco de familiaridade com o Instagram entende as inúmeras oportunidades para fazer com que uma marca ganhe preciosos segundos da atenção do seu público. Seja no feed, no IGTV ou no Instagram Stories, o importante é criar um conteúdo que converse, chame a atenção e, claro, desperte o desejo da sua audiência.
Mas o que vemos por aí são empresas encarando a rede social sem buscar entender suas peculiaridades. Sem pensar no que o público está buscando e querendo consumir quando acessa o Instagram.
Será que você realmente tem aproveitado bem todo potencial do Instagram para gerar negócios?
Reuni neste artigo os 5 principais erros que podem comprometer sua estratégia no Instagram. Começando pelo mais comum:
1) Utilizar imagens de baixa qualidade
Ninguém tem dúvidas de que o Instagram é uma rede 100% visual. Em muitos casos, as pessoas valorizam mais a qualidade visual que o conteúdo da mensagem. É o tal do “gostei, dei um like, próximo”. O feed do Instagram, principalmente, é muito dinâmico, de consumo rápido.
E é por meio das fotos, dos vídeos e até mesmo dos gifs bem produzidos que você vai conseguir passar uma mensagem positiva e que se conecte com o público da forma com que você espera.
Se o caminho for o inverso, ou seja, publicar qualquer coisa no Instagram, os riscos para a reputação da sua empresa podem ser grandes. Ninguém quer passar uma imagem de desleixo, desorganização e até mesmo de falta de cuidado com os seus clientes. O usuário pode, inclusive, se sentir ofendido com um conteúdo feito de qualquer jeito.
2) Não planejar suas postagens
Não é criar uma conta para a sua empresa e sair publicando. Antes de iniciar sua atuação no Instagram (e isso vale também para as demais redes sociais) é essencial definir seus objetivos, criar uma linha editorial que possa interessar à audiência e, claro, aos seus objetivos, programar as publicações de acordo com o comportamento do seu público e o principal: medir os resultados.
3) Fazer muitas publicações em um curto período
Quantidade é muito diferente de qualidade. E no feed do Instagram a máxima é mais que verdadeira. Publicar vários posts, um atrás do outro, além de gerar um enorme incômodo para o seu público, pode causar uma penalização por parte do Instagram.
Já imaginou a rede social classificando as publicações da sua empresa como SPAM?
O caminho para publicações em sequência é utilizar ou o carrossel, no caso do feed, ou o Instagram Stories. Lá não há limite de publicações. O limite é o interesse da sua audiência.
Muita gente, na hora de criar e publicar conteúdos no Instagram, realiza um desejo pessoal. “Eu quero que meu público veja esses 50 produtos da minha empresa”. Mas será que o seu público quer ver esses 50 produtos naquele momento? Ao mesmo tempo?
Pense sempre em que tipo de conteúdo o seu público quer consumir.
Um bom caminho para entender o comportamento e a relação da sua audiência com a sua marca nas redes sociais é criar uma estratégia de Social Listening.
4) Comprar seguidores
“Estamos em 2020 e ainda tem gente que quer comprar seguidores no Instagram?” Sim, muita gente. Esse é um erro que persegue tanto as marcas quando pessoas que desejam iniciar uma carreira como “influenciadores”.
As consequências, entretanto, podem ser catastróficas.
Quando você compra seguidores, na maior parte dos casos os usuários são compostos por fakes, perfis falsos que não geram nenhum tipo de retorno para a sua marca – seja em likes ou em vendas.
E isso é terminantemente proibido pelas políticas do Instagram. Ou seja, a rede social pode bloquear ou até mesmo banir a conta da sua empresa da rede social.
5) Não usar hashtags
As hashtags são bastante eficazes na organização de conteúdos e facilitam a busca dos usuários por algo de seu interesse. Sua utilização é fundamental no Instagram, pois garante que o público interessado em seu tema possa ver e interagir com o seu conteúdo. Entretanto, nada de usar hashtags que não tenham relação com o seu negócio, hein?!
Agora que você já sabe os erros que não deve cometer no Instagram é hora de botar a mão na massa para tirar os melhores resultados de sua estratégia na rede social.
Um abraço e até a próxima!