O mundo tem mudado em uma velocidade cada dia mais rápida. Sendo assim, os profissionais precisam estar sempre prontos para encarar os novos desafios que surgem.
É preciso muita flexibilidade para se adaptar aos novos tempos.
Tecnologias como automação, robótica e inteligência artificial elevaram as máquinas a uma potência inédita e estão gerando grande impacto no mercado de trabalho.
Além dessas novas tecnologias, o momento que vivemos é de surgimento de novos mercados e modelos de gestão. Uma Nova Economia.
O futuro chegou mais rápido do que imaginávamos e estamos vivendo um “novo agora”.
Com todas as mudanças que estamos passando, a pergunta que fica é:
Como se preparar para esse novo agora? Como será o profissional da Nova Economia?
O futuro é agora
A Nova Economia representa o futuro. Representa aquilo que esperávamos acontecer daqui a muito anos, mas que se adiantou bastante.
Este novo cenário requer profissionais facilmente adaptáveis e que possuam novas capacidades.
Afinal, quando se muda a realidade, as habilidades ideais passam a ser outras.
Nesse sentido, você está apto para esse cenário? Está preparado para lidar com essas transformações repentinas?
Muitos profissionais, na busca pelo desenvolvimento, acabam focados em conteúdos técnicos e deixam de lado o desenvolvimento integral.
Sendo assim, é fundamental saber exatamente quais serão as skills mais valorizadas daqui em diante.
E agora não importa se você é um jovem estudante, um colaborador ou um desempregado em busca de recolocação.
Não importa se é empreendedor, gestor, empresário. É preciso provocar um novo olhar. Um novo começo.
O Fórum Econômico Mundial já apontava como destaque, há algum tempo, as principais habilidades e competências dos profissionais do agora.
E com esse novo cenário que vivemos, essas habilidades foram revistas e elencadas:
- Inteligência emocional
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Liderança e gestão de pessoas
- Trabalho em equipe
- Julgamento e tomada de decisões
- Orientação e serviços
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva
- Comunicação assertiva
Inteligência emocional
Quando pensamos no significado desse termo, logo nos vêm à cabeça a habilidade de controlar emoções. Sim, isso é algo fundamental. Mas não é o único fator que caracteriza um profissional com inteligência emocional.
Essa habilidade também diz respeito ao autoconhecimento, empatia e capacidade de socialização de uma pessoa.
Ser emocionalmente inteligente é ser flexível e estar sempre preparado para mudanças. É pensar em formas criativas de lidar com a pressão e com situações de crise.
Essa é uma skill muito necessária para profissional do novo agora.
Resolução de problemas complexos
Essa habilidade nunca foi tão importante como agora. Profissionais capazes de resolver problemas complexos são uma necessidade nas empresas.
Afinal, vivemos tempos de mudanças. E novos momentos trazem novos problemas.
Dessa forma, profissionais que buscam destaque no mercado de trabalho precisam ser protagonistas e capazes de identificar, analisar e resolver problemas complexos.
Criatividade
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma 10 habilidades mais valorizadas pelas empresas atualmente.
E se você pensa que ser criativo é um dom de poucas pessoas, está muito enganado.
Na verdade, a criatividade está relacionada à imaginação e inovação. E as pessoas que possuem essa habilidade são aqueles que têm um bom repertório intelectual e cultural.
Os profissionais do agora precisam propor soluções inovadoras e pensar “fora da caixa”.
Liderança e gestão de pessoas
Uma vez que têm a responsabilidade de gerir e organizar uma equipe de colaboradores, o trablalho dos líderes está diretamente relacionado ao sucesso de uma empresa.
Ter a habilidade de liderança vai muito além de apenas separar tarefas.
Um bom líder é aquele profissional que se comunica bem, sabe trabalhar em grupo, possui inteligência emocional, busca sempre ir além e possui um comportamento exemplar dentro da empresa.
Negociação
No mercado de trabalho dos novos tempos, a habilidade de negociação é uma das mais importantes e valorizadas.
Independente da área de atuação, todos nós fazemos negocioações constantemente. Seja com com companheiros de trabalho, fornecedores, clientes..
Dessa maneira, os profissionais que conseguem fazer negociações estratégicas e que geram benefícios para todos os lados envolvidos são indispensáveis em qualquer empresa.
Especialmente agora, em tempos de constantes mudanças.
Comunicação assertiva
O mercado de trabalho precisa de profissionais que saibam se comunicar de forma clara e direta.
É precisso ter assertividade na hora de expor suas ideias para evitar qualquer problema. Afinal, mensagens mal compreendidas podem gerar sérias dificuldades.
Assertividade é a capacidade de se expressas de maneira objetiva a fim de que as pessoas entendam exatamente aquilo que você está falando.
Profissionais que possuem essa habilidade são vistos como pessoas positivas e confiantes.
E em tempos de formas cada vez mais ágeis e eficientes de trabalho, não existe espaço para desorientação e mal-entendido.