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Home Office: o que é e como implementar na sua empresa

  • Escrito por Marcelle Larcher
  • 03/06/2020
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A prática do home office tem se tornado cada vez mais presente na rotina profissional de algumas empresas. Cerca de 40% dos trabalhadores nos Estados Unidos já adotaram esse método e a tendência é que esse número aumente ao longo dos próximos anos.

Apesar dos benefícios que pode trazer, existem pessoas e empresas que não conseguem se adaptar ou, simplesmente, não têm certas características que facilitam a realização dessa atividade.

Neste artigo, você vai descobrir o conceito de trabalho home office e as vantagens e benefícios dessa prática para a empresa. Confira!

O que é home office?

O home office ou escritório em casa – também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho – é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos.

Basicamente, trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que disponha de algumas ferramentas, como telefone e um computador com conexão à internet. 

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades revela que 45% das empresas participantes têm colaboradores que trabalham em casa. Outros 15% estão avaliando a implantação dessa modalidade.  

A prática está ganhando mais adeptos, com anuência das empresas que encontram na adoção de home office a possibilidade de reduzir o estresse das equipes e aumentar a produtividade dos colaboradores.

De acordo com a Evolking Workforce, 54% dos brasileiros acreditam ser mais produtivos trabalhando no próprio domicílio. 

Um exemplo são os números divulgados pelo maior banco privado do Brasil, o Itaú.

Na empresa, cinco mil colaboradores fazem home office até duas vezes por semana. A modalidade alcançou nota 89 na pesquisa de satisfação e 90% de aprovação dos gestores em relação ao desempenho dos times que trabalham remotamente. 

Mas quais as vantagens do home office para os colaboradores e para as empresas?

De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Stanford, na Califórnia, os benefícios puderam ser comprovados a partir da observação em uma agência de viagens. 

Pelo experimento, Nicholas Bloom, coordenador da pesquisa, verificou que a produtividade dos colaboradores aumentou em 13% e eles se mostraram mais satisfeitos, além de fazerem menos pausas durante o expediente.

Bloom também verificou que os trabalhadores adoeceram menos e proporcionaram 50% de economia para a empresa, se comparados aos funcionários que continuaram trabalhando no escritório. 

Além disso, com o home office as organizações também saem ganhando.

Uma outra pesquisa – esta desenvolvida pelo site Indeed – aponta benefícios e vantagens para as empresas ao permitirem o trabalho remoto, por exemplo: 

  • Redução da taxa de turnover em 52%;
  • Economia de 50% em custos operacionais;
  • Redução de 31% nos custos com benefícios;
  • Aumento do engajamento em 57%;
  • Redução de 50% na taxa de absenteísmo.

Na prática, as organizações ainda registram vantagens, como a retenção de talentos, pois o home office é visto como um benefício oferecido ao colaborador pela empresa.

Por que o trabalho em home office?

A situação de pandemia ocasionada pela Covid-19 está reformulando hábitos e rotinas.

O isolamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) fez com que muitas empresas liberassem seus colaboradores para trabalhar a partir de casa.

Nessa hora, o trabalho remoto possibilita que as pessoas fiquem resguardadas em casa, evitando se expor aos riscos de contágio ao Coronavírus.

Por isso, o home office deve se intensificar, mesmo após a pandemia.

Isso mesmo! Apesar da implantação de home office ser compulsória, é provável que essa modalidade de trabalho cresça cerca de 30% nos próximos meses. Essa é a opinião do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli. 

Segundo Miceli, a prática do home office é “um caminho sem volta” e apresenta diversas vantagens para além da saúde: menos tráfego nas ruas, menor sobrecarga no transporte público, menos poluição e mais qualidade de vida para as pessoas. 

Como implementar o home office na sua empresa em 3 passos

A primeira pergunta a ser respondida sobre o home office é: quem são os profissionais que podem atuar nessa modalidade?

Em tese, qualquer colaborador pode contar com esse benefício, desde que consiga operar sua função por meio de um computador.

Caso o funcionário interaja com máquinas de grande porte ou efetue trabalhos que não podem ser automatizados ou suportados pela tecnologia, temos um importante fator limitante para a realização do trabalho remoto.

Para conseguir garantir a produtividade, a melhor dica é estabelecer uma comunicação direta e frequente entre gestores e geridos.

Por meio dessa conversa será possível monitorar o comportamento dos colaboradores e suas entregas enquanto atuam em home office.

Existem diversos motivos que podem levar um colaborador a solicitar o trabalho remoto em determinado dia: cuidar dos filhos, fazer uma viagem, receber alguma encomenda etc.

Os motivos podem ser pessoais ou não, logo, a política estabelecida pela empresa deve definir quais são as condições em que essa modalidade será permitida.

1) Fortaleça o empoderamento na cultura organizacional

A autonomia é um fator primordial para que o home office consiga ser positivo na empresa.

Isso significa incentivar a formação de profissionais com autonomia para conseguirem resolver as questões do cotidiano de trabalho independentemente.

Entretanto, não quer dizer que o trabalho em equipe deverá ser desvalorizado, pelo contrário.

A autonomia fortalecida nos colaboradores os deixará preparados para solucionar os desafios, seja individual ou coletivamente.

Logo, essa questão precisa aparecer dentro da cultura organizacional, ou seja, quanto mais institucionalizado como um valor da empresa, melhor.

Dessa forma, a organização mostrará para seus colaboradores que incentiva a postura proativa e dedicada, seja trabalhando no escritório ou em qualquer lugar.

2) Estabeleça regras para permitir o trabalho remoto

Outro ponto importante é conseguir estabelecer diretrizes para o trabalho em home office: quais serão os cenários que serão permitidos? Por quais canais o colaborador precisará oficializar o pedido? Quantas vezes por semana ele poderá fazer o trabalho remoto?

O fato de inserir regras mostrará para os colaboradores que, mesmo remoto, o trabalho segue sendo um compromisso sério e firmado com a organização.

Dessa forma, as diretrizes em relação à jornada de trabalho continuam sendo necessárias.

3) Mantenha uma plataforma de comunicação interna

A comunicação interna é o pilar principal para conseguir garantir que o home office esteja sendo seguido corretamente.

Independente da plataforma (Skype, Slack, Hangouts) é fundamental que todos os colaboradores estejam on-line e disponíveis.

Dessa forma, é possível manter o diálogo diário e o contato entre os times.

Então, os gestores podem combinar horários para fazer one-on-one com os colaboradores e solicitar o envio de relatórios ao final de cada expediente. 

Como funciona o trabalho remoto?

O home office funciona quando um colaborador realiza suas atividades laborais fora da empresa, em um local escolhido por ele, que pode ser a própria residência ou um lugar público, como uma cafeteria, uma biblioteca ou qualquer outro escolhido. 

O mais importante é que a empresa dê ao colaborador condições e infraestrutura necessárias para a realização das tarefas.

Isso inclui ferramentas de trabalho (computador e cadeira ergonômica, por exemplo) e de comunicação (internet de qualidade e ambientes virtuais para reuniões). 

Além disso, outras questões práticas devem ser providenciadas pelo colaborador, como um ambiente tranquilo e organizado para trabalhar sem interrupções ou distrações. 

E como a legislação brasileira entende o home office?

De acordo com a Lei 13.467, o trabalho remoto funciona da mesma forma que o estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, o colaborador deve cumprir 44 horas semanais e a empresa tem que controlar as horas extras e garantir os benefícios previstos.

A produtividade do colaborador é o que vai ditar o controle da jornada. 

É importante destacar que o home office pode ser dividido em duas submodalidades, como veremos a seguir.

  • Trabalho 100% remoto: o colaborador trabalha fora do escritório e não precisa comparecer na empresa, nem eventualmente. Nesse caso, as reuniões são realizadas pela internet, em ambientes virtuais.
  • Home Office híbrido: essa modalidade mescla trabalho remoto e presencial. Assim, a empresa e o colaborador estabelecem alguns dias da semana para realizarem encontros na sede ou no escritório.

Com essas dicas, o trabalho em home office pode se configurar uma alternativa importante para o fortalecimento da autonomia de seus colaboradores e o crescimento de seu negócio.

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