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Metodologia one-on-one: o que é e como aplicar em sua empresa

  • Escrito por Marcelle Larcher
  • 17/06/2020
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Você já conhece o método one-on-one e sabe como aplicá-lo em sua empresa?

Não é segredo que o setor de Gestão de Pessoas  faz toda a diferença em um negócio de sucesso.

Motivar os colaboradores, mantê-los produtivos e fortalecer a relação entre equipe e líderes são alguns dos principais desafios dos gestores de pessoas nos dias de hoje.

Para estes casos, a metodologia one-on-one é uma ótima (e eficaz) solução. E é justamente sobre ela que vamos conversar.

Neste artigo, você vai entender o que é one-on-one e como implementá-lo de forma efetiva em sua empresa.

O que é one-on-one?

Todo profissional da Gestão de Pessoas sabe da importância do diálogo nas organizações. Criar uma comunicação efetiva entre a equipe é essencial para a conquista de resultados e para a motivação dos colaboradores.

Nesse sentido, a metodologia one-on-one ajuda a estreitar os laços entre gestores e suas equipes, difundir os ideais do negócio e a manter os colaboradores engajados.

Como o próprio nome indica, o método one-on-one consiste em conversas rápidas e individuais realizadas pelo líder com cada um de seus liderados.

Essas pequenas reuniões têm como objetivo encontrar soluções para possíveis problemas, alinhar expectativas e buscar a melhoria de resultados.

Considerando que a motivação no trabalho é fundamental para uma equipe de sucesso, as reuniões one-on-one mostram ao colaborador que ele é importante e que suas demandas são ouvidas e levadas em consideração na tomada de decisões.

Por ser uma conversa individual, essas conversas permitem que as pessoas reportem quaisquer problemas na rotina e colaboram para a criação de um ambiente mais amigável.

Mas como implantar o one-on-one em minha empresa?

Antes de começar, é importante ter em mente que cada processo funciona de formas diferentes nas empresas.

Não existe um padrão para a implementação do one-on-one, mas existem algumas estratégias que devem ser levadas em consideração para que ele se torne efetivo.

1) Planejamento:

Antes de agendar suas reuniões individuais, é preciso se planejar e definir a pauta de cada conversa.

Afinal, quando se sabe os tópicos que devem ser abordados, sua conversa fica mais fluida e objetiva.

Uma das pautas mais importantes são os indicadores de performance, que te permitem acompanhar a evolução de cada colaborador.

Outra coisa que não pode faltar no one-on-one são os feedbacks. Separar um tempo para reforçar qualidades e apontar pontos de melhorias é essencial.

Também é importante propor um tempo médio de duração, sendo recomendado que dure de 30 minutos a 1 hora.

2) Entender o perfil comportamental de cada colaborador

Quando você entende o perfil comportamental de cada pessoa, as reuniões tendem a ser mais efetivas e produtivas.

Isso porque sabendo das características individuais, é possível definir o melhor feedback para cada colaborador de acordo com seu perfil.

Sendo assim, fica mais fácil prever a maneira como ele vai receber e absorver esse feedback.

3) Vida pessoal:

Também é de suma importância criar uma abertura para falar sobre a vida pessoal do colaborador.

Conversar sobre assuntos pessoais pode te ajudar a identificar motivos externos que possam estar atrapalhando sua performance.

Em alguns casos, você pode ajudá-lo a pensar em possíveis soluções.

4) Plano de ação:

Mais um ponto do one-on-one é sempre finalizar com um plano de ação.

O ideal é propor atividades que contribuam para solucionar os desafios apontados durante a conversa e, principalmente, estimular que as pessoas levem soluções para a próxima reunião.

5) Frequência:

Por fim, é preciso estabelecer uma frequência das reuniões, porque isso gera compromisso entre colaborador e líder.

Nossa recomendação é que os encontros aconteçam pelo menos uma vez por mês.

Você, gestor de gente, deve criar uma frequência de reuniões e ser fiel a esse planejamento.

Isso faz com que todo o processo tenha credibilidade na organização e gera confiança por parte dos colaboradores.

Uma dica importante: marque na agenda os horários de reunião e envie um convite para o seu colaborador também reservar esse momento.

Este é o momento de colocar em prática tudo o que aprendemos e melhorar os resultados da sua empresa.

Caso você queira saber mais sobre gestão comportamental, conte conosco do Grupo Larch.

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