Você já conhece o método one-on-one e sabe como aplicá-lo em sua empresa?
Não é segredo que o setor de Gestão de Pessoas faz toda a diferença em um negócio de sucesso.
Motivar os colaboradores, mantê-los produtivos e fortalecer a relação entre equipe e líderes são alguns dos principais desafios dos gestores de pessoas nos dias de hoje.
Para estes casos, a metodologia one-on-one é uma ótima (e eficaz) solução. E é justamente sobre ela que vamos conversar.
Neste artigo, você vai entender o que é one-on-one e como implementá-lo de forma efetiva em sua empresa.
O que é one-on-one?
Todo profissional da Gestão de Pessoas sabe da importância do diálogo nas organizações. Criar uma comunicação efetiva entre a equipe é essencial para a conquista de resultados e para a motivação dos colaboradores.
Nesse sentido, a metodologia one-on-one ajuda a estreitar os laços entre gestores e suas equipes, difundir os ideais do negócio e a manter os colaboradores engajados.
Como o próprio nome indica, o método one-on-one consiste em conversas rápidas e individuais realizadas pelo líder com cada um de seus liderados.
Essas pequenas reuniões têm como objetivo encontrar soluções para possíveis problemas, alinhar expectativas e buscar a melhoria de resultados.
Considerando que a motivação no trabalho é fundamental para uma equipe de sucesso, as reuniões one-on-one mostram ao colaborador que ele é importante e que suas demandas são ouvidas e levadas em consideração na tomada de decisões.
Por ser uma conversa individual, essas conversas permitem que as pessoas reportem quaisquer problemas na rotina e colaboram para a criação de um ambiente mais amigável.
Mas como implantar o one-on-one em minha empresa?
Antes de começar, é importante ter em mente que cada processo funciona de formas diferentes nas empresas.
Não existe um padrão para a implementação do one-on-one, mas existem algumas estratégias que devem ser levadas em consideração para que ele se torne efetivo.
1) Planejamento:
Antes de agendar suas reuniões individuais, é preciso se planejar e definir a pauta de cada conversa.
Afinal, quando se sabe os tópicos que devem ser abordados, sua conversa fica mais fluida e objetiva.
Uma das pautas mais importantes são os indicadores de performance, que te permitem acompanhar a evolução de cada colaborador.
Outra coisa que não pode faltar no one-on-one são os feedbacks. Separar um tempo para reforçar qualidades e apontar pontos de melhorias é essencial.
Também é importante propor um tempo médio de duração, sendo recomendado que dure de 30 minutos a 1 hora.
2) Entender o perfil comportamental de cada colaborador
Quando você entende o perfil comportamental de cada pessoa, as reuniões tendem a ser mais efetivas e produtivas.
Isso porque sabendo das características individuais, é possível definir o melhor feedback para cada colaborador de acordo com seu perfil.
Sendo assim, fica mais fácil prever a maneira como ele vai receber e absorver esse feedback.
3) Vida pessoal:
Também é de suma importância criar uma abertura para falar sobre a vida pessoal do colaborador.
Conversar sobre assuntos pessoais pode te ajudar a identificar motivos externos que possam estar atrapalhando sua performance.
Em alguns casos, você pode ajudá-lo a pensar em possíveis soluções.
4) Plano de ação:
Mais um ponto do one-on-one é sempre finalizar com um plano de ação.
O ideal é propor atividades que contribuam para solucionar os desafios apontados durante a conversa e, principalmente, estimular que as pessoas levem soluções para a próxima reunião.
5) Frequência:
Por fim, é preciso estabelecer uma frequência das reuniões, porque isso gera compromisso entre colaborador e líder.
Nossa recomendação é que os encontros aconteçam pelo menos uma vez por mês.
Você, gestor de gente, deve criar uma frequência de reuniões e ser fiel a esse planejamento.
Isso faz com que todo o processo tenha credibilidade na organização e gera confiança por parte dos colaboradores.
Uma dica importante: marque na agenda os horários de reunião e envie um convite para o seu colaborador também reservar esse momento.
Este é o momento de colocar em prática tudo o que aprendemos e melhorar os resultados da sua empresa.
Caso você queira saber mais sobre gestão comportamental, conte conosco do Grupo Larch.