O “rastreamento de contato” é um método que busca evitar a disseminação da COVID-19.
Ele consiste no contato, testagem e possível tratamento de pessoas que se encontraram com alguém que, mais tarde, foi diagnosticado com o vírus.
No dia 20 de maio, o Google e a Apple lançaram uma API para tornar esse processo mais tecnológico.
Uma API, chamada de “interface de programação de aplicações”, permite que dados de um software, aplicativo ou plataforma sejam integrados a outros sistemas.
A iniciativa torna possível a utilização de mapas do Google em outros aplicativos, por exemplo. A API criada pelo Google e Apple permite que os smartphones com Android ou iOS – os sistemas operacionais líderes do mercado – sejam integrados em aplicativos criados por autoridades públicas de saúde.
Na prática, os aparelhos se tornam capazes de identificar outros dispositivos fisicamente próximos.
Essas informações são guardadas com privacidade e segurança – as empresas afirmam que os donos dos dispositivos ou terceiros não podem acessá-las.
Se o usuário de um dispositivo registrar no app de sua respectiva autoridade pública que foi diagnosticado com COVID-19, todas as pessoas que tiveram contato com ele e tiveram seus dispositivos registrados pela API serão notificadas.
Aprenda a lidar com a crise e prepare a sua empresa para o “ponto de virada”
Com o lançamento da API no dia 20 de maio, os órgãos de saúde de todo o mundo podem utilizá-la em seus aplicativos para realizar o rastreamento de contato.
A Letônia é o primeiro país a realizar testes, implementando-a no app “Apturi a Covid” (na tradução, “Pare a Covid”).
Nos próximos meses, a Apple e o Google preveem o rastreamento a partir do Bluetooth dos smartphones.
“Essa é uma solução mais robusta do que APIs e permite que mais pessoas participem, se elas optarem por isso, assim como possibilita a interação com um maior número de aplicativos do ecossistema e autoridades de saúde do governo”, disseram as empresas em um comunicado.
A expectativa é que o trabalho em conjunto das empresas auxilie no enfrentamento à pandemia e acelere a retomada à normalidade.
“Todos nós na Apple e Google acreditamos que nunca houve um momento mais importante para trabalharmos juntos para resolver um dos problemas mais urgentes do mundo”, escreveram.
Durante a pandemia, a iniciativa é útil para quem exerce serviço essencial e, após o fim da quarentena, para manter um maior controle à medida que as pessoas voltam a dividir espaços públicos.
Ao mesmo tempo em que lidam interna e externamente com a crise, empresas, pessoas e governos de todo o mundo estão se preparando para a retomada à normalidade.